Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Elton John

O cantor, compositor, pianista, produtor e empresário Sir Elton Hercules John ou simplesmente Elton John é um dos maiores cantores do planeta com uma carreira sólida e celebrada no mundo inteiro.

Elton John

Nascido em Londres no dia 25 de março de 1947 o cantor tem mais de 50 anos de carreira e um número superior a 300 milhões de discos vendidos.

O cantor é filho do casal Sheila Eileen (Harris) e Stanley Dwight e teve sua infância vivendo em Pinner e começou a aprender piano ainda quando criança. A música foi se tornando parte da história de Elton John à medida que este crescia.

Cantor inicialmente foi influenciado por Elvis Presley e a banda Bill Haley & His Comets obtendo, deste modo, boas influências.

Biografia de Elton John
Foto: Tony Woolliscroft/WireImage

A carreira artística de Elton John começa quando ele passa a se apresentar tocando trompete e piano nas noites contra a vontade do pai.

Mais tarde o pai de Elton John se separa de sua mãe e ela passa a viver com um pintor. Este torna-se um pai carinhoso e atencioso com Elton John.

O nome artístico foi adotado a partir da década de 60 quando o cantor começa a fazer sucesso como compositor ao lado de Bernie Taupin. Este compositor se tornaria seu parceiro pelo resto da vida, estando até hoje ao lado de Elton John.

Antes de se lançar como cantor o mesmo trabalhou como compositor, músico de estúdio e produtor musical de grandes nomes da música a exemplo de Roger Cook, Lulu, The Hollies e The Scaffold. Foi em 1969 que lançou seu primeiro disco intitulado Empty Sky. Com o lançamento do single “Your Song” conquistou a fama e chegou ao topo das paradas de sucesso, tornando-se o primeiro do “Top 10 Billboard”. Pouco a pouco Elton John foi conhecendo o sucesso e alcançando o reconhecimento mundial. Ao todo em sua carreia foram mais de 50 discos e dvd’s. O cantor destacou-se também em filmes, tanto atuando como em trilhas sonoras.

Os maiores êxitos de Elton John foram as músicas “Nikita – 1985”, “Rocket Man – 1972”, “Sacrifice – 1089”, “Your Song – 1970” e “Candle in the Wind – 1997. Esta última música foi composta em homenagem a sua amiga Princesa de Gales – Diana. A canção foi um fenômeno mundial, comovendo o mundo inteiro.

A música foi a Nº 1 no Reino Unido e logo chegou, também, ao topo das paradas nos Estados Unidos, Brasil, Japão e muitos outros países. A canção foi uma releitura de “Candle in the Wind”, tmbém de Elton John. A perda da amiga Diana fez Elton John ficar deprimido e muito abalado.

O cantor que já venceu o Oscar, teve inúmeros prêmios da música mundial, também, enfrentou depressão e pensou em suicídio. Elton John envolveu-se com o uso de drogas, mais especificamente cocaína, tendo, deste modo, no vício muitos momentos em que viu de perto a morte.

O cantor que em 1976 se declarou bissexual e chegou a se casar com uma produtora assumiu em 1998 assumiu que era gay e logo após se casou com David Furnish numa união civil estável em 2005 e reafirmou os laços de matrimônio com o companheiro em 2014.