Biografia Dedé Santana

Ninguém duvida que Manfried Sant´Anna ou simplesmente Dedé Santana é um dos maiores artistas do Brasil com um currículo que não deve nada a ninguém.





Dedé Santana nasceu no dia 29 de abril de 1936 na cidade de Niterói no Rio de Janeiro e é de uma família de ciganos e artistas de circo.

Dedé Santana

Neste post você conhecerá a biografia de Dedé Santana. (Foto: Reprodução)

O próprio Dedé Santana conta que com três meses de vida já estava em um picadeiro de circo onde seu pai era o famoso Palhaço Picolino, mas chamava-se Oscar Santana e sua mãe dona Ondina Santana era contorcionista.

Deste modo, desde pequeno Dedé aprendeu tudo sobre a vida do circo tornando-se equilibrista, malabarista, palhaço, trapezista e muitos outros papéis.

Além de humorista Dedé Santana é roteirista, ator, apresentador, diretor, dublador e personalidade televisiva de grande popularidade.

Foi ao lado do irmão Dino Santana que Dedé resolveu montar uma dupla de humoristas e se apresentavam em circos, festas e demais eventos.

Neste período, meados de 1966, conhece Renato Aragão (Didi) nos bastidores da TV Excelsior e desde então travam uma amizade e parceria que seguiria pelo resto da vida.

A dupla Dedé e Didi iriam se juntar a outros dois grandes nomes Zacarias e Mussum e formarem o quarteto “Os Trapalhões”.

O primeiro filme em que Dedé e Didi atuaram juntos foi “Na Onda do iê-iê-iê”. Foi um período que testaram a parceria e descobriram que daria certo, formando, mais tarde, o quarteto.

Desde então Os Trapalhões não deixaram mais as telas da Rede Globo com seus programas que ficaram por décadas no ar.

Os Trapalhões ficaram na emissora da família Marinho de 1974 até 1995 e foi um dos maiores sucessos da televisão brasileira até os dias de hoje.

Após as mortes prematuras de Zacarias e Mussum a dupla Dedé e Didi receberam um convite para levar Os Trapalhões para Portugal e, por alguns anos, apresentaram-se ali na televisão local com o Programa Os Trapalhões em Portugal.

Dedé teve desentendimentos com a Globo e com Renato Aragão e fixou-se na Rede Record. Antes teve uma parceria com Beto Carrero onde montou Dedé e o Comando Maluco levado ao ar pelo SBT, mas após a morte de Beto Carrero acabou o programa.

Entre os trabalhos pessoais e conjuntos de Dedé Santana destacam-se “Didi e Dedé”, “Maloca e Bonitão”, “Praça da Alegria”, “Os Insociáveis”, “Meu Adorável Mendigo”, “Os Trapalhões”, “Os Trapalhões em Portugal”, “Dedé e o Comando Maluco”, “A Praça é Nossa” e muitos outros.

No cinema contanto trabalhos solos e com Os Trapalhões foram mais de 50 trabalhos.

Dedé já foi casado três vezes com as seguintes mulheres Ana Rosa, Aimée Iorio, Suzana Mattos e agora é casado atualmente com Christiane Bublitz.

O humorista tem cinco filhos sendo eles Maria Leone Santana, Yasmin Santana, Daynara Santana, Maurício Santana e Marcos Santana.

Biografia Dedé Santana
5 (100%) 10 votes

Leave a Reply