Ir para o conteúdo

Thalía

Quem não se recorda da Thalía? Aqui no Brasil ela ficou super conhecida por suas atuações, mas a garota é muito mais que isso.

Thalía
Ariadna Thalía Sodi Miranda nasceu em 26 de agosto de 1971, na Cidade do México. Filha de Ernesto Sodi Pallares, médico, jurista, escritor, diretor, cientista e criminologista e Yolanda Miranda Mange, empresária e pintora. Ela é descendente de italianos e franceses.

Seu segundo nome, pelo qual é conhecida mundialmente, foi escolhido por sua mãe para homenagear uma das nove musas gregas, Tália. Thalía é a mais nova de cinco irmãs e, durante a infância, ganhou os apelidos Yuya e Yuyita.

Foto: Divulgação/Reprodução

 

Tópicos da biografia:

Uma breve biografia de Thalía

Com apenas um ano de idade, Thalía apareceu em um comercial de refrigerantes. Aos quatro anos passou a ter aulas de balé e piano no Conservatório Nacional de Música.

Ela recebeu sua educação primária no Liceo Franco Mexicano, onde obteve ensino bilingue em francês e espanhol. Em 75 apareceu no filme mexicano La guerra de los pasteles, mas seu nome não aparece nos créditos finais.

Thalía tinha planos de se tornar uma ginasta olímpica. Entretanto, segundo a rede de televisão Univision, seu desejo era ser bióloga ou psicóloga.

Acontece que sua irmã mais velha trabalhava diariamente no teatro e isso acabou definindo o desejo da pequena de atuar.

Sua carreira

Foto: Divulgação/Reprodução

 

Com apenas nove anos, em 1981, Thalía foi incorporada em um grupo infantil, Pac Man, onde se tornou vocalista.

O grupo foi formado para participar de um programa chamado Juguemos a cantar.

Posteriormente, Pac Man se tornou Din-Din. A banda gravou quatro álbuns juntos e depois se desfez.

Depois que Din-Din se separou em 1984, ela participou do mesmo programa em apresentações solos por dois anos. Essas apresentações lhe renderam a chance de participar da produção Vaselina, uma versão infantil de Grease.

Ela começou no coro da peça e, tempo depois, conquistou o papel de protagonista, Sandy Dee. Nessas apresentações, a banda Timbiriche estava atuando e cantando e acabou se tornando muito conhecida nos países de língua espanhola.

Em 1986, após a saída de Sasha da Timbiriche, Thalía se tornou membro da banda. Até o momento, eles já haviam lançado cinco álbuns sem a participação dela.

Com a Timbiriche, Thalía gravou quatro álbuns de estúdio. Em 1989 ela saiu da banda.

Em 1990, Thalía retorna ao México após sua temporada em Los Angeles e lança seu primeiro álbum solo, intitulado Thalía. Dessa primeira gravação, quatro singles viraram grandes sucessos nas rádios.

Em setembro de 91, seu segundo álbum de estúdio foi lançado: Mundo de Cristal. Mais quatro singles foram grandes sucessos nas rádios, rendendo a ela o certificado de ouro duplo no México.

Nesse mesmo ano, Thalía foi co-apresentadora do show espanhol VIP Noche, já descontinuado.

No ano de 1992, em outubro, seu terceiro álbum, Love, chega ao público. Desse lançamento, seis se tornam singles, sendo que La vida en Rosa é um cover hispano-francês da clássica canção francesa interpretada por Edith Piaf.

O álbum foi bastante elogiado pelos críticos, que o consideraram uma grande evolução da cantora. No México, vendeu mais de 200.000 cópias.

Thalía é um ícone latino. Suas vendas ultrapassam 30 milhões de cópias em um total de 16 discos lançados

Atuações da artista

No ano de 1987, ela foi convidada para aparecer na telenovela Pobre Señorita Limatour. Ela apareceu em apenas um episódio, mas essa foi a estreia de Thalía na TV.

Ainda em 87, a Timbiriche gravou o tema da telenovela juvenil Quinceañera, na qual Thalía foi co-protagonista. Por essa atuação, ela foi premiada atriz revelação de 1988.

No ano seguinte ela estrelou a série de TV Luz y sombra, em seu primeiro papel de protagonista. Um tempo depois, ela foi estudar inglês na Universidade da Califórnia onde fez aulas de música, canto, atuação e dança.

Em 1994, Thalía atuou em Marimar e, graças a transmissão bem sucedida, ela assinou contrato para lançar mais um disco. Até o final de 96, as transmissões da “trilogia Maria”; María Mercedes, Marimar e María la del barrio, já eram um fenômeno global.

Foto: Divulgação/Reprodução

 

Como está Thalía hoje?

Hoje, Thalía se dedica a maternidade, a seu lado empresarial e a filantropia. Mãe de dois filhos e com um casamento que ela afirma ser seu próprio conto de fadas, a artista se afastou dos holofotes e vive sua vida colhendo tudo o que produziu ao longo de sua extensa carreira.

Curiosidades

  • Perdeu seu pai com apenas 5 anos, e pós a perda, ficou reclusa por um ano, até que sua mãe lhe disse o que ela já sabia. Parece que a confirmação da mãe foi o que a garota precisava pra voltar a ser a criança feliz que sempre fora;
  • Começou empreendendo com uma loja de lingeries que assinava;
  • Thalía participa e organiza várias ações filantrópicas nos EUA e no México.

Resumo da Biografia de Thalía

Nome: Ariadna Thalía Sodi Miranda
Ocupação: Cantora, compositora, multi-instrumentista, empresária, e atriz
Nacionalidade: Mexicana
Data de nascimento: 26/08/1971
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile