Ir para o conteúdo

Bob Marley

Conheça a história de Bob Marley e encante-se com a vida do musico jamaicano responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente.

Bob Marley Biografia
Conheça a história de Bob Marley e encante-se com a vida do musico jamaicano responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente.

Tópicos da biografia:

Quem foi Bob Marley

Robert Nesta Marley, popularmente conhecido como Bob Marley, nasceu no dia 06 de fevereiro de 1945, no vilarejo de Nine Miles, na cidade de Saint Ann, interior de Jamaica.

Seu pai Sinclair Marley, foi um militar branco, capitão do exército inglês e, sua mãe Cedella Booker uma negra jamaicana.

Em 1955, aos 10 anos de idade perdeu o seu pai, Bob Marley e sua mãe foram viver na favela de Kingston. Durante sua infância e adolescência sofreu preconceito por ser mulato e foi muito rejeitado pelos negros locais.

Devido a isso, Marley formou uma opinião própria bastante crítica, a respeito dos problemas sociais e seus trabalhos foram baseados na pobreza e na opressão.

Bob Marley deixou a escola aos 14 anos, desde essa época já possuía uma enorme paixão pela música. Além de cantor foi compositor e guitarrista jamaicano, responsável por fazer o reggae ser um ritmo (re) conhecido mundialmente.

Também é considerado um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári.

Bob Marley foi esposo de Rita Marley, com quem teve quatro de seus 12 filhos. Seus filhos Ziggy e Stephen Marley, deram sequência ao legado musical do pai na banda Melody Makers. E, Kymani, Julian e Damian (Jr. Gong) também aderiram ao meio musical.

No ano de 1962, Marley criou um grupo de reggae chamado The Wailers, juntamente com Bunny Livingston e Peter Tosh.

Em 1963, estava formado o Wailing Wailers, com Bunny Wailer e Peter Tosh. Logo após este período, entre idas e vindas na banda, Bob se dedicou a cultura rastafári, um fato de grande relevância para sua carreira.

Bob Marley 1

No ano de 1967, novamente se reuniu com os membros de sua banda, que voltou a tocar com o nome “The Wailers”.

Em 1971, firmou com a Island Records onde gravou um dos seus maiores sucessos “No Woman no Cry” (1975), que ficou conhecida mundialmente.

Suas gravações sonoras são imensas, entre suas músicas estão: “I Shot the Shaiff”, que fez grande sucesso na voz de Eric Clapton, “Could you be Love” e “Get up, Stand up”.

Em dezembro de 1976, Bob Marley sofreu um atentado quando homens armados adentraram em sua casa em Hope Road.

Sua esposa Rita Marley e seu empresário Dom Taylor, foram gravemente feridos a tiros, enquanto Marley sofreu ferimentos leves no peito e no braço.

Acredita-se, que o atentado ocorreu por razões políticas, visto que Marley apoiava um político de esquerda. Mesmo depois do ocorrido, Marlei mesmo ferido foi ao palco e se apresentou para uma multidão de aproximadamente 80 mil pessoas.

Principais músicas do cantor

Suas músicas foram de extrema importância para a aceitação do Reggae mundialmente, o que tornou o ritmo um dos mais populares.

Até hoje, Marley é visto como um mito, pois propagou suas ideias por meio da música.

É possível citar, entre suas diversas músicas popularmente conhecidas:

  • No Woman;
  • No Cry;
  • Stir It Up;
  • Get Up;
  • Stand Up;
  • Redemption Song;
  • Three Little Birds;
  • Catch a Fire.

Sua coletânea chamada Legend é o álbum de reggae mais vendido da história. 

Como Bob Marley morreu?

Bob-Marley-1
Foto: Reprodução/Divulgação

No ano de 1977, uma ferida no dedo do pé direito de Bob Marley foi descoberta, a mesma não cicatrizava. Em seguida, foi diagnosticado com um tipo de câncer de pele, os especialistas o aconselharam a amputar o dedo.

No entanto, Marley recusou devido aos princípios seguidos pelos rastafáris, que não se deve cortar ou amputar qualquer parte do corpo.

O câncer foi espalhado pelo corpo: cérebro, pulmão e estômago, Bob Marley, em uma turnê no verão de 1980, Marley desmaiou enquanto estava percorrendo o Central Park, em Nova York.

Posteriormente, realizou-se um tratamento na Alemanha, porém não obteve nenhum resultado. Por causa da doença, Marley faleceu, no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos, na cidade de Miami, nos Estados Unidos.

Depois de sua morte, a data de seu aniversário, foi decretada feriado nacional na Jamaica.

Rita Marley, sua esposa, no ano de 2005, afirmou que iria exumar os restos de Bob e enterrá-lo em um “local de descanso espiritual” na Etiópia. A declaração gerou fortes protestos na Jamaica. 

Curiosidades

  • Em 1968, Bob passou um mês na prisão na Jamaica por porte de maconha, 09 anos depois, voltou a ser detido pelo mesmo motivo, em Londres.
  • Bob possuía uma enorme paixão pelo futebol e chegou a jogar na equipe jamaicana House of Dread.
  • Foi o maior expoente do gênero musical reggae, e considerado o responsável por disseminar a cultura rastafári pelo mundo.
  • Na Etiópia, Bob é considerado um deus, um herói nacional.
  • Bob foi uma criança sensitiva quando tinha quatro anos, começou a fazer previsões a partir da leitura da palma da mão das pessoas e, ficou conhecido na região.
  • Bob foi criado pelo avô, um descendente de escravos vindos de Gana. Foi seu avô que o apresentou a magia ao neto. Aos 6 anos, Bob Marley ganhava trocados fazendo adivinhações em uma feira.

Frases de Bob Marley

Veja algumas das principais frases já ditas por este cantor histórico:

  • “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.”
  • “Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas… O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!”
  • “Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida.”
  • “A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem para em qualquer topada.”
  • “Não ligo que me olham da cabeça aos pés… porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés.”
  • “Se Deus criou as pessoas para amar e as coisas para cuidar, por que amamos as coisas e usamos as pessoas?”
  • “Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.”
  • “Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui.”

Gostou da Biografia de Bob Marley? Então compartilha o post com seus amigos, deixa seu comentário abaixo e sua avaliação nas estrelinhas.

Resumo da Biografia de Bob Marley

Nome:Robert Nesta Marley
Ocupação:Cantor, guitarrista e compositor
Nacionalidade:Jamaicano
Data de nascimento:06/02/1945
Data da morte:05/11/1981
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações