Ir para o conteúdo

Dalai Lama

Veja tudo sobre a biografia resumida de Dalai Lama e também a lista de sucessores deste monge budista que ganhou o prêmio nobel da paz em 1989.

Biografia De Dalai Lama

Veja todas as informações sobre a biografia resumida de Dalai Lama e também a lista de sucessores deste monge budista que ganhou o prêmio nobel da paz em 1989.

Conheça absolutamente tudo sobre este religioso lendo o post até o final!

Tópicos da biografia:

Quem é o Dalai Lama

Dalai Lama é o 14º Monge Tibetano, nascido em uma aldeia no Tibete, em Taktser, no dia 6 de julho de 1935.

Recebeu o nome de Lhamo Dhondrub, até ser reconhecido como a reencarnação do 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso, aos 2 anos.

Ainda criança, Dalai Lama foi levado ao Palácio de Potala, na capital Lhasa, e empossado como líder espiritual do Tibete.

Recebeu, então, o nome de Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso.

A partir dos 6 anos, o líder espiritual passou a estudar filosofia budista, cultura tibetana, história, medicina, poesia, inglês, entre outras aulas para a sua intensa preparação.

Com a invasão da China no Tibete, em 1950, Sua Santidade tornou-se chefe do estado e do governo tendo apenas 15 anos de idade.

A luta pela paz não foi bem-sucedida nem mesmo a tentativa de um acordo para libertar Tibete com o Presidente do Governo Popular da China, Mao Tsé-Tung, em 1954.

Anos depois, após uma rebelião fracassada contra o governo chinês e um massacre no Tibete, Dalai Lama precisou se exilar na Índia, junto a seus seguidores e líderes tibetanos.

Mesmo longe de sua terra, o líder espiritual tibetano não desistiu de seu propósito, e fundou escolas para ensinar a arte e cultura do Tibete, e assentamentos para receber refugiados.

A busca pela pacificação entre os povos era incansável: inúmeras propostas oferecidas ao governo da China para tornar Tibete em um santuário onde todos poderiam viver em harmonia.

Em 1967, pela primeira vez, Dalai Lama saiu do exílio para peregrinar entre vários países (Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Suíça, França, etc…), e fez diversas palestras sempre defendendo o princípio da não-violência.

Seu encontro com outros líderes espirituais (Papas Paulo VI e João Paulo II, Arcebispo de Canterbury, da Igreja Anglicana em Londres) visava a criação de uma inter-fé, ou seja, um diálogo em que as religiões possam se coexistir, sem que uma precise negar a outra.

Sua persistência em levar paz, direitos humanos, tentativa de diálogo durante conflitos e a crença de seu povo no mundo todo conferiu a Dalai Lama o Prêmio Nobel da Paz, em 1989, e o título Doutor Honoris Causa, dado pela Universidade de Seattle, em Washington.

Foto: Reprodução/Divulgação

O que é Dalai Lama de fato?

Dalai Lama é um líder espiritual, entidade máxima das escolas budistas tibetanas e Chefe de Estado, já nascido para essa função.

São considerados reencarnações do príncipe Chenrezig, (Avalokiteshvara), um dos representantes do budismo, da compaixão e padroeiro do Tibete.

Origem deste título

Dalai Lama representa “oceano de sabedoria”, onde “Dalai” é traduzido como “oceano”, e “lama” significa “guru”, “mestre”. É um título espiritual dado a uma pessoa que faça parte da linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do Budismo tibetano.

Ou seja, Dalai Lama não é o nome de uma pessoa, e sim, um título importante, bem como o papa e o presidente.

Lista de Dalai Lamas

Gedun Drupa (1391)

Batizado com o nome de Pema Dorjee, o primeiro Dalai Lama foi de uma família nômade, nasceu em Gyurmey Rupa, na região de Tsang, centro de Tibete.

Gedun Gyatso (1475)

Nomeado Sangye Phel, o segundo Dalai Lama nasceu em Tanag Sekme, na região de Tsang. Filho de agricultores, a criança disse aos pais, assim que aprendeu a falar, que seu nome era Pema Dorjee e que tinha o desejo de viver no mosteiro de Tashi Lhunpo, exatamente onde o primeiro Dalai Lama faleceu.

Sonam Gyatso (1543)

Ranu Sicho Pelzang, futuramente o terceiro Dalai Lama, nasceu de uma família rica em Tolung, próximo a Lhasa. Aos 7 anos, foi nomeado Sonam Gyatso. Após seus 30 anos, Gyatso ganhou o título de Dalai Lama pelas mãos do rei mongol Altan Khan. Em troca, Gyatso lhe conferiu o título de Brahma, o rei da religião.

Yonten Gyatso (1589)

Nascido na Mongólia, Yonten Gyatso era filho do chefe da tribo Chokar e neto de Altan Khan. Faleceu ainda jovem, aos 27 anos.

Lobsang Gyatso (1617)

O 5º Dalai Lama nasceu sob o nome de Chong-Gya, em Lhoka Chingwar Takse, ao sul da Lhasa.

Tsangyang Gyatso (1682)

Nascido na atual Arunachal Pradesh (antes Mon Tawang), na Índia, o 6º Dalai Lama, Tsangyang Gyatso era conhecido por ser um grande poeta e escritor. Faleceu a caminho da China.

Kelsang Gyatso (1708)

O 7º Dalai Lama nasceu em Lithang. Tornou-se líder espiritual e político do Tibete, e fundou a Escola Tse no Palácio de Potala.

Jamphel Gyatso (1758)

Nasceu em Thobgyal, na região de Tsang (sudoeste do Tibete). O 8º Dalai Lama foi responsável pela construção do famoso Parque Norbulingka e o Palácio de Verão.

Lungtok Gyatso (1805)

Nascido em Dan Chokhor, na aldeia em Kham, Lungtok Gyatso morreu muito jovem, com 9 anos de idade.

Tsultrim Gyatso (1816)

Nasceu em Lithang, em Kham, o 10º Dalai Lama. Devido a problemas de saúde, o jovem não passou dos 20 anos.

Khedrup Gyatso (1838)

Khendrup Gyatso nasceu em Gathar, em Kham Minyak. A pedido do povo tibetano, assumiu a responsabilidade de ser o líder espiritual e político do local. Antes dos 20 anos, porém, faleceu de forma repentina.

Trinley Gyatso (1856)

O 12º Dalai Lama nasceu em Lhoka (Lhasa), mas assim com suas últimas reencarnações, não passou dos 20 anos.

Thupten Gyatso (1876)

Em Langdum, Dagpo, bem no centro do Tibete, nasceu Thumten Gyatso, o 13º Dalai Lama. Foi o primeiro a passar pela invasão britânica e chinesa em seu país. Foi responsável por introduzir a moeda tibetana e tornar pública a declaração de cinco pontos que reafirmava a Independência da China. Faleceu antes de conseguir modernizar seu país.

Pensamentos e crenças dos “Dalai Lama”

Foto: Reprodução/Divulgação

Dalai Lama ensina a compaixão, a bondade e a prática do amor. Enfatiza que qualquer sentimento ruim (ódio, rancor, ciúme) interfere na paz interior e, conseguintemente, na paz mundial.

Além de insistir que a compaixão e o amor são sentimentos simples, os Dalai Lamas acreditam que a tolerância ajuda a superar dificuldades.

Apoiam que o inimigo é o nosso maior mestre, porque é justamente ele que nos ensina a tolerância, a paciência e a compaixão.

Frases de Dalai Lama

Veja algumas das principais frases ditas por algum dos “Dalai Lama”:

  • “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”
  • “A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, ‘Como sou inútil e fraco’. É essencial pensar poderosa e firmemente, ‘Eu consigo’, sem ostentação ou preocupação.”
  • “O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém.”
  • “Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.”
  • “Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.”
  • “Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro.”

Gostou da biografia de Dalai Lama? Então compartilha o conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!

Resumo da Biografia de Dalai Lama

Nome: Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso
Ocupação: Monge budista
Nacionalidade: Chinês
Data de nascimento: 06/07/1935
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile