Biografia Costa e Silva





O general Artur da Costa e Silva tornou-se o 27º Presidente do Brasil durante o Regime Militar, sendo, inclusive, o segundo do respectivo período.

Costa e Silva

Oriundo de Taquari – Rio Grande do Sul nasceu em 03 de outubro de 1899 filho do casal Aleixo Rocha da Silva e Almerinda Mesquita da Costa e Silva.

Havia uma discussão antiga quanto a origem dos pais do general, para alguns biógrafos e historiadores, os pais de Costa e Silva eram de Portugal, mais precisamente da Ilha da Madeira, mas a informação foi desmentida mais tarde.

Costa e Silva estudou no Colégio Militar de Porto Alegre de onde seguiria como o melhor aluno para a Escola Militar de Realengo no Rio de Janeiro. Em 18 de janeiro de 1921 tornou-se Aspirante e chegou a segundo – tenente em 1922. Foi em novembro de 1961 que tornou-se General do Exército, cargo mais elevado de todos.

Neste meio tempo esteve nos Estados Unidos estagiando e ainda serviu na Argentina entre 1950 e 1952. O general Costa e Silva ganhou mais destaque durante o governo de João Goulart quando lutou com eficácia contra as chamadas “manifestações estudantis” que ocorriam no Nordeste do país.

Outra biografia:  Biografia de Donald Trump

Costa e Silva foi um dos mentores intelectuais e de força ativa da conspiração contra o então presidente João Goulart. Foi neste período que Costa e Silva chegou ao cargo e Ministro da Guerra no governo militar de Castelo Branco.

Neste período e gozando de prestígio por ser um linha dura, Costa e Silva se colocou como candidato à presidência da república nas eleições indiretas. Foi eleito em 03 de outubro (data de seu aniversário) de 1966 após uma campanha conturbada. Um ano antes sofreu uma tentativa de assassinato por grupos, segundo registros históricos,ligados a esquerda armada.

Em 1967 – já no governo de Costa e Silva – o país mergulhava numa chuva de esperanças de progresso e de melhorias na economia. Em meio a chamadas lutas contra a esquerda comunista e subversiva e aos políticos esquerdistas, Costa e Silva baixou o Ato Institucional Nº 5 chamado de AI5 que dava plenos poderes ao presidente general.

O mesmo fechou o Congresso e Assembleias Estaduais, entre outras sanções. O presidente Costa e Silva desenvolveu políticas de combate a inflação, fez avanços importantes na política de exportação e criou a FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Foi nesta época que criou, também, o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização).

Outra biografia:  Biografia de Marielle Franco

O presidente morreu em 17 de dezembro de 1969 em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Biografia Costa e Silva
5 (100%) 3 votes

Última atualização: 03/12/17


Veja também

Biografia de Dom Pedro I

Biografia de Dom Pedro I

Conheça a história do primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I e que declarou a …

>