Ir para o conteúdo

Cleópatra

Conheça a história da última rainha do Egito: Cleópatra. Saiba quem foram seus filhos, seus amores e como ela morreu.

Cleópatra
Conheça a biografia da última rainha do Egito: Cleópatra. Saiba quem foram seus filhos, seus amores e como ela morreu.

Cleópatra nasceu na Alexandria e viveu entre os anos de 69 aC e 30 aC. Seu nome significa “glória do pai”. Apesar de egípcia, pois nasceu no país africano, suas origens são gregas.

Ela foi a última rainha do Egito da Dinastia Ptolomaica, que governou o país entre os anos de 305 aC e 30 aC.

O último faraó do Egito foi Cesario, filho de Cleópatra com o imperador romano Júlio César.

Empoderamento feminino é um termo em alta nos dias atuais, mas mesmo passados mais de 2.000 anos, a rainha egípcia ainda é lembrada por sua liderança.

Veja neste artigo quem foi Cleópatra, seus feitos, seus casos amorosos, curiosidades da rainha do Egito e saiba como foi a sua morte.

Tópicos da biografia:

Quem foi Cleópatra

Cleópatra nasceu no Egito, na cidade de Alexandria, que hoje é a segunda mais populosa do país.

Ela foi rainha do Egito e era descendente de Alexandre, o Grande. Seu pai foi Ptolomeu XII.

Cleópatra era uma mulher muito culta, falava cerca de 9 idiomas, era conhecedora das artes, poesia, filosofia e matemática.

Além disso era uma grande estrategista e uma excelente negociadora.

Cleópatra teve 3 irmãos: Ptolemeu XIII Téo Filópator, Ptolemeu XIV, Arsínoe IV e Berenice IV.

Ela era a segunda filha mais velha de seu pai, sendo que o filho mais velho, que herdaria o trono, seria Ptolemeu XIII Téo Filópator, o terceiro filho do rei.

Por ser uma mulher muito sedutora, ela usou destes artifícios para convencer o rei de Roma, Júlio César, a ajudá-la que ela partilhasse o trono com seu irmão, logo após a morte de seu pai.

Aos 17 anos ela passa a governar o Egito e casou-se com o seu irmão, com então 15 anos, conforme era costume da época.

Mas Cleópatra mantinha um caso com Júlio César e assume o trono em definitivo com a morte de seu irmão, que morreu em uma batalha.

A sua irmã Arsinoré foi ainda mandada para a Itália como prisioneira.

Na época em que foi rainha, Cleópatra governou não apenas o Egito, mas todo território que hoje inclui Chipre, Líbia e outros países do Oriente Médio, além do próprio Egito.

Casos amorosos

Foto: Reprodução/Divulgação

Ao contrário do que vemos nos filmes, Cleópatra não era bonita, mas sim, sedutora. Foi dessa forma que ela se manteve no poder.

Sua sedução era baseada em sua simpatia e inteligência. Foi assim que se manteve no poder ao longo de quase toda a sua vida.

Apesar do costume de casar-se com irmãos, o grande caso amoroso de Cleópatra foi Júlio César, com quem viveu até a morte deste imperador, em 44 AC. Júlio César era 30 anos mais velho que a rainha do Egito e a conheceu durante uma batalha contra o general romano Pompeu, quando este fugiu para o Egito.

Cleópatra tinha 25 anos quando Júlio César morre e a partir daí inicia um relacionamento com outro romano, Marco Antônio.

Filhos de Cleópatra

Com Júlio César, Cleópatra teve o seu primeiro filho, Cesário. Ele nasceu quando a rainha egípcia tinha 22 anos.

Depois, aos 29 anos, ela teve um casal de gêmeos com Marco Antônio: Cleópatra Selene e Alexandre Hélio. Com Marco Antônio teve ainda seu filho caçula, Ptolemeu Filadelfo.

Como Cleópatra morreu?

Cleópatra se manteve no poder ao seduzir primeiramente Júlio César e depois, Marco Antônio. Com isso, Roma manteve um estado de paz com o Egito.

Quando Marco Antônio morre, o sobrinho de Júlio César, Otaviano, assume o poder de Roma, mas Cleópatra não teve sucesso em seduzi-lo.

Vendo seu poder ir embora e sabendo que seria atacada por Roma, Cleópatra se suicida, deixando que uma cobra a atacasse. Quando morre, a então rainha do Egito tinha 39 anos.

Depois da morte da rainha, o Egito passou a ser administrado por Roma.

Frases de Cleópatra

Veja abaixo quais são as principais frases já ditas por esta mulher que deixou muita história para ser contada e história que falam sobre ela:

  • ‎”Quero viver cada dia como o ultimo, cada hora como especial, e dar o devido valor a cada pessoa que passa pela minha vida…”
  • “Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência. “
  • “Foi o tempo que investiste em tua rosa que fez tua rosa tão importante.”
  • Não tem nada mais bem feito do que uma barba mal feita.

Curiosidades

  • Sua beleza não era a sua principal qualidade. Os filmes retratam Cleópatra como muito bela, mas para os padrões atuais, ela seria até considerada feia. De acordo com historiadores, a dinastia dos Ptolomeus, da qual Cleópatra era descendente, era uma família que tinha nariz adunco (com formato curvado) e olhos e testa grande. Mas na época em que viveu, as qualidades como cultura e inteligência contavam mais;
  • Cleópatra foi filha de um incesto. Segundo historiadores, seus pais eram irmãos, mas isto era comum na época;
  • Até hoje não se sabe quem foi a mãe de Cleópatra. Ela poderia ser europeia (da Grécia) ou africana (do Egito);
  • Conheceu Júlio César de maneira inusitada. Ela tinha sido proibida por seu irmão de visitar o imperador romano, então foi até ele escondida em um tapete vermelho. Ao abrir o tapete e ver a rainha, ele se apaixona;
  • A rainha do Egito foi responsável pela morte de todos os seus irmãos;
  • Em seu livro sobre Cleópatra, a jornalista Stacy Schiff a define como traidora, ardilosa, assassina, falsa e ambiciosa.

Resumo da Biografia de Cleópatra

Nome: Cleópatra VII Filopátor
Ocupação: Rainha do Egito
Nacionalidade: Egípcia
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile