Biografia de Chico Anysio

O ator, comediante, compositor, comentarista, escritor, radialista, diretor de cinema, pintor e personalidade televisa Chico Anysio foi, sem dúvidas, o maior humorista e uma das maiores personalidades famosas do país de todos os tempos.





Quem foi Chico Anysio?

Nascido Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho e mais conhecido como Chico Anysio era oriundo de Maranguape no estado do Ceará onde nasceu em 12 de abril de 1931, mas quando estava com apenas 07 anos se mudou com a família para o Rio de Janeiro.

Chico Anysio era filho de Francisco Anysio de Oliveira Paula que possuía uma empresa de transporte coletivo e Haydeé Vianna de Oliveira Paula. O primeiro emprego de Chico Anysio foi em uma rádio quando fez um teste para locutor e ficou em segundo lugar, sendo, deste modo, o primeiro lugar pelo jovem talentoso Silvio Santos.

Após entrar para a Rádio Guanabara – Chico Anysio fez de tudo um pouco demonstrando versatilidade e talento. Foi comentarista esportivo, locutor e radioator. Passou pelas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Transcorria a década de 50 quando obteve sucessos nas rádios por onde atuou.

Ainda na década de 50 fez enorme sucesso como roteirista e ator na Atlântida Cinematográfica no auge das chanchadas. Seu sucesso na televisão teria início a partir de 1957 quando na TV Rio apresentou o programa musical chamado Noite de Gala. Ainda em 1959 lançou o programa “Só Tem Tantã” que devido o sucesso acabou se transformando em “Chico Total”.

Com seu vasto talento foi compositor, cantor, comentarista e jornalista, sempre obtendo sucesso em todas essas ocupações. Na televisão, sobretudo, Rede Globo, onde sempre foi uma estrela incontestável, foram mais de trinta trabalhos contando séries, minisséries, novelas, programas de auditório. Além de participações incontáveis em vários programas.

No cinema Chico Anysio fez muitos trabalhos de enorme sucesso a exemplo dos filmes “Entrei de Gaiato – 1959”, “Se Eu Fosse Você 2 – 2009”, “Os Sonhos de um Sonhador: A História de Frank Aguiar …. Alemão – 2011” e “A Hora e a vez de Augusto Matraga …. Major Consilva – 2015”.

Biografia de Chico Anysio

Veja a biografia resumida de Chico Anysio. (Foto: Reprodução)

O célebre artista foi casado com a atriz Nancy Wanderley com quem teve um filho chamado Lug de Paula, que fazia o personagem “Seu Boneco” na Escolinha do Professor Raimundo – famoso seriado que tinha como professor o próprio Chico Anysio. Era pai também de Nizo Neto que vivi seu Ptolomeu no mesmo seriado. Esse filho é fruto de seu relacionamento com a atriz Rose Rondelli e pai, também, do diretor de imagem Rico Rondelli – fruto de seu relacionamento com a atriz e ex-vedete Rose Rondelli.

Chico Anysio ainda é pai do Dj Cícero Chaves com Regina Chaves. Outro filho famoso de Chico Anysio é Bruno Mazzeo ator e escritor que foi resultado de seu relacionamento com a ex-modelo e atriz Alcione Mazze. Chico Anysio ainda foi casado com a ex-ministra da Fazenda Zélia Carsoso de Mello com quem teve dois filhos Rodrigo e Vitória. Outro filho de Chico Anysio é André Lucas, todavia, esse não é biológico, mas sim adotado.

Em 2012 era casado com a empresária Malga Di Paula que esteve ao seu lado quando morreu. Chico Anysio começu a apresentar problemas mais sérios de saúde ainda em 2011 ao ser internado com problemas respiratórios. Ficou cerca de 120 dias internado, maior parte do tempo na UTI, mas recebeu alta e chegou a voltar a trabalhar no Zorra Total. Depois, foi internado com infecção urinária no mês de novembro de 2011.

Em 21 de março estava com infecção no pulmão e em 23 do mesmo mês morreu de falência múltipla dos órgãos no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro aos 80 anos.

Antes de morrer Chico Anysio pediu que seu corpo fosse cremado e suas cinzas divididas, ficando um aparte no Projac e outra em sua terra natal Maranguape.

Biografia de Chico Anysio
5 (100%) 10 votes

Leave a Reply