Biografia de Anne Frank





Conheça uma pouco mais sobre a vida de Anne Frank, informações sobre o seu museu, o que fez de importante durante sua vida, o que esta garota enfrentou, curiosidades e frases famosas desta menina.

Quem foi Anne Frank

Annelies Marie Frank nasceu na cidade de Frankfurt, na Alemanha, no dia 12 de junho de 1929. Filha de Otto Frank e Edith Frank, desde criança tinha forte apreço a leitura e aos estudos. Anne era a filha mais nova do casal. Margot Frank era três anos mais velha que ela.

A família de Anne era de origem judaica. Foi vítima do holocausto aos judeus comandados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período cerca de seis milhões de judeus foram mortos, inclusive Anne Frank, que faleceu aos quinze anos num campo de concentração.

Com a ascensão de Hitler ao poder a família decide deixar a Alemanha em 1933, partindo então para Amsterdã. A família faz parte do grupo de mais de 300 mil judeus que deixaram a Alemanha entre 1933 e 1939.

Em Amsterdã encontram tranquilidade até a invasão da Holanda pela Alemanha e a consequente perseguição aos judeus. Na tentativa de escapar dos nazistas ela, juntamente com sua família abrigam-se num esconderijo, o Anexo Secreto, no canal de Prinsengracht, onde redigiu seu diário.

Anne Frank tornou-se mundialmente conhecida pela publicação de seu diário. Além dos fatos vivenciados no dia a dia, Anne também escrevia sobre a invasão nazista a Amsterdã, dificuldades encontradas por ela e sua família, os sentimentos, a difícil relação com a mãe e a proximidade que tinha com o pai. O Diário de Anne Frank é um dos livros mais famosos e traduzidos do mundo.

Legado de Anne Frank

Mesmo após sua morte, Anne Frank fez história ao deixar registrado seus pensamentos, suas alegrias e tristezas, os acontecimentos da guerra, em seu diário. O mundo pôde saber qual era o real sentimento de uma adolescente judia durante a Segunda Guerra Mundial e se compadeceu com o sofrimento de toda uma família.

Outra biografia:  Biografia Marechal Deodoro da Fonseca

A história de Anne foi repassada ao mundo desde sua morte. O livro de Anne Frank é muito popular e já vendeu milhões de cópias. Para contar a história da menina judia também foram feitos diversos filmes, narrando sua trajetória. O mais famoso dele foi intitulado o Diário de Anne Frank.

Como Anne Frank morreu?

Não sabe-se ao certo qual o real motivo da morte de Anne Frank. A causa da morte e hora do falecimento da menina nunca foi descoberto. No entanto acredita-se que ela e sua irmã mais velha tenham contraído tifo e morrido em decorrência da doença.

O tifo é uma doença infecciosa, transmitidas ao seres humanos por carrapatos, ácaros e piolhos. Durante a Segunda Guerra Mundial houve um grande surto da doença, levando várias pessoas a óbitos. Acredita-se também que os nazistas sabiam a gravidade da doença e a forma de contaminação, então deixavam os judeus serem contaminados e morrerem em virtude disso.

Atualmente é uma doença controlada e rara de ser adquirida. A hipótese mais provável é que Anne Franke e Margot tenham falecido ao contrair essa doença. Os campos de concentrações que abrigavam os judeus tinham péssimas condições de higiene, abrigando diversos outros tipos de enfermidades.

A mãe de Anne Frank morreu de fome e seu pai foi o único sobrevivente. O pai de Anne foi o responsável pela publicação do diário da filha e teve importante participação na criação do Museu de Anne Frank.

Biografia de Anne Frank
Foto: Reprodução, contando um pouco da vida de Biografia de Anne Frank.

Museu de Anne Frank

O Museu de Anne Frank está localizado em Prinsengracht. É o mesmo local onde Anne Frank e mais sete pessoas ficaram escondidas durante a invasão da Holanda pela Alemanha.

O Museu é hoje um dos pontos turísticos mais visitados do canal de Amsterdã. Recebe cerca de um milhão de pessoas por ano. O lugar que Anne Frank passou os últimos momentos antes de ser levada ao campo de concentração chama a atenção de curiosos em todo mundo que chegam para saber um pouco mais da história da menina judia.

O Museu retrata alguns escritos feitos por Anne Frank, o cotidiano vivido por ela e sua família durante a guerra e, principalmente expõe ao público seu diário original.

Outra biografia:  Biografia Fátima Bernardes

Ele foi inaugurado em 1960 e apesar de ser muito popular atualmente, no passado correu sérios riscos de ser demolido. Otto Frank, pai de Anne Frank, foi o principal responsável por salvar o prédio e transformá-lo em museu, homenageando assim a memória de sua filha.

Curiosidades

Aqui estão listadas algumas das curiosidades relacionadas a vida da menina judia:

– Anne sonhava em ser atriz. Desde pequena demostrava interesse pela leitura e pela escrita.

– O livro que Anne utilizava como diário era na verdade um livro de autógrafos.

–  Após apenas duas semanas de sua morte, o campo de concentração onde Anne Frank estava foi libertado.

– Foi por uma denúncia anônima que o esconderijo onde Anne e mais sete pessoas estavam foi descoberto.

– Anne Frank escreveu seu diário a uma pessoa de nome Kitty.

Frases de Anne Frank

Veja quais são as principais frases já ditas ou escritas por esta menina que tanto sofreu:

  • “Que maravilha é ninguém precisar esperar um único momento para melhorar o mundo.”
  • “Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos.”
  • “Aprendi uma coisa: só se conhece realmente uma pessoa depois de uma discussão. Só nessa altura se pode avaliar o seu verdadeiro carácter.”
  • “Adormeço com a idéia tola de querer ser diferente do que sou, ou de que não sou como queria ser. E de que faço tudo ao contrário.”
  • “Apesar de tudo eu ainda creio na bondade humana.”
  • “Adormeço com a idéia tola de querer ser diferente do que sou, ou de que não sou como queria ser. E de que faço tudo ao contrário.”

Gostou das informações e Biografia de Anne Frank? Então compartilha este post com seus amigos nas redes sociais e deixa também o seu comentário abaixo!

Biografia de Anne Frank
5 (100%) 12 votes

Última atualização: 17/05/18


Veja também

Biografia de Princesa Isabel

Biografia de Princesa Isabel

A filha de Dom Pedro II e sua esposa imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias …

>