Skip to content
Biografia Resumida

Biografia Afonso Pena

O mineiro Afonso Augusto Moreira Pena que entrou para os anais da história do Brasil como Afonso Pena. Foi o sexto presidente da República do Brasil e um colaborador para a grandeza do país como nação.

Biografia de Afonso Pena

Afonso Pena é natural de Santa Bárbara em Minas Gerais tendo nascido em 30 de novembro de 1847 filho do português Domingos José Teixeira Pena e da senhora Ana Moreira dos Santos. Na infância o futuro presidente do Brasil recebeu as primeiras instruções no Colégio do Caraça dirigido e administrado por Padres Lazaristas.

Privilegiado o eminente jovem Afonso Pena chegou a Faculdade de Direito de São Paulo tendo como colegas ninguém mais e ninguém menos que o poeta Castro Alves, o gênio Rui Barbosa e o antecessor de Afonso Pena na presidência da República Rodrigues Alves. Ali estava a famosa e, talvez,mais importante turma que já teve no respectivo curso em 1870. Sua força estaria ligada diretamente à política tendo, sobretudo, exercido, inicialmente a função de Conselheiro do Imperador.

Foi um dos fundadores da Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, que, atualmente é a Faculdade de Dirito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. A carreira política caminhou paralela aos seus exercícios intelectuais de Direito e foi eleito deputado geral, cargo que corresponde a deputado federal atualmente, por quatro vezes. Ainda assumiu alguns ministérios importantes como Ministério da Guerra em 1882, Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas entre 1883 e 1884 e, também, Ministério da Justiça em 1885.

Afonso Pena foi governador da Província de Minas Gerais, inclusive, tendo, também, presidido a Assembleia Constituinte de Minas Gerais. Quando governador de Minas Gerais Afonso Pena transferiu a capital de Ouro Preto para Freguesia do Curral d’El Rei, atual Belo Horizonte. Com a morte do vice-presidente em 1902 Silviano Brandão o presidente Rodrigues Alves, ex-colega de Faculdade de Afonso Pena, incentivou a candidatura dpo colega que acabou sendo eleito e empossado em 1903.

Em 1906 Afonso Pena candidatou-se à Presidência da República e ganhou com vantagem esmagadora. O mesmo teve como concorrentes Lauro Sodré e Rui Barbosa. O vice presidente eleito foi Nilo Peçanha. Para muitos historiadores o governo de Afonso Pena desagradou aos coronéis que alimentavam a chamada “política do café com leite” que escolhia presidentes e ministros do eixo São Paulo – Minas Gerais, daí o termo “política do café com leite” por São Paulo ser o maior produtor de café e Minas Gerais de Leite. Afonso Pena investiu em ferrovias pelo interior do país, a exemplo das que interligaram Amazônia e Rio de Janeiro.

O perfil de Afonso Pena era autoritário e ele concentrava o poder, inclusive, tinha muitos ministros jovens que serviam apenas para fazerem o que ele determinasse. Por conta deste perfil foi criticado pela classe política e jornalistas da época através de caricaturas que ridicularizam suas ações. Realizou compra estatal de estoque de café, desenvolveu métodos de salvar o maior negócio à época que era produção do café. Era um presidente progressista para maioria dos historiadores.

Afonso Pena foi casado com Maria Guilhermina de Oliveira Pena que era filha do Visconde de Carandaí. Ao todo Afonso Pena e sua companheira tiveram 12 filhos sendo que um deles tornou-se, de igual modo, ilustre, Afonso Pena Júnior. O ex-presidente Afonso Pena morreu um ano antes das próximas eleições, quando ainda exercia o mandato, em 14 de junho 1909.

Biografia Afonso Pena
5 (100%) 11 vote[s]