Biografia de Adriana Calcanhoto

A cantora e compositora Adriana da Cunha Calcanhoto ou simplesmente Adriana Calcanhoto possui o que chamamos de genética musical.





Adriana Calcanhoto

Nascida em Porto Alegre – Rio Grande do Sul em 03 de outubro de 1965 é filha do baterista de jazz e bossa nova Carlos Calcanhoto e da bailarina Morgada Assumpção Cunha.

Desde criancinha manifestou seu interesse pela música e arte, tendo, deste modo, ganhado a avó um violão quando tinha apenas seis anos e, deste então, aprendeu a tocar e a cantar.

Segundo os próprios parentes de Adriana Calcanhoto durante a adolescência ela ficava mais de 8 horas grudada no violão tocando Música Popular Brasileira que tanto a impressionava.

Com a boa influência musical a artista foi se desenvolvendo e aprimorando ao passo que desenvolvia especial paixão pela literatura, sobretudo, com o Movimento Modernista.

Não demorou muito e Adriana Calcanhoto já se apresentava em bares e casas de shows de Porto Alegre. A cantora dedicou-se neste mesmo período ao teatro onde se apresentou em algumas peças, sempre ligada à música e denotando seu talento especial. Ao tocar com seu estilo “banquinho-voz e violão” ela interpretava as melhores músicas da MPB e acaba por convencer e impressionar o público.

Adriana Calcanhoto

As primeiras composições surgiram ainda na adolescência e a maturidade de suas letras mostravam estilos sofisticados e refinados. Após participar de alguns festivais e vencê-los em diferentes partes do país a cantora e compositora percebeu que estava preparada e então gravou o primeiro disco em 1990 através da Gravadora CBS.

Logo no primeiro trabalho teve uma música como trilha sonora de novela global. A música “Naquela Estação” foi trilha da novela Rainha da Sucata e projetou a cantora ainda mais ao sucesso. Em 1992 a cantora lançou seu segundo trabalho e com músicas mais autorais e que se tornaram temas de novela.

Desde então a carreira de Adriana Calcanhoto tem se deslanchado e a mesma se consagrou uma das cantoras mais admiradas e respeitada de nossa MPB. Em 2001 surge o primeiro DVD da cantora pela BMG Music que teve excelente crítica do público e dos especialistas fonográficos.

Ao todo ao longo da carreira são mais de 17 trabalhos lançados e mais de 20 canções temas de novelas. A cantora já venceu o Grammy Latino duas vezes nas categorias “Melhor Canção Brasileira” e “Melhor álbum infantil” – esse lançando a cantora como Adriana Partimpim. A cantora que é bastante reservada foi casada com a atriz Suzana de Moraes.

Biografia de Adriana Calcanhoto
5 (100%) 10 votes

Leave a Reply