Ir para o conteúdo

Anita Garibaldi

Anita Garibaldi foi uma das principais revolucionárias do Brasil, participou de lutas armadas em três diferentes países e é considerada uma heroína na história italiana.

Anita Garibaldi
A história do Brasil é repleta de grandes mulheres, apesar de que a maioria dos livros dá pouco destaque a elas.

Algo que está mudando e cada vez é mais comum ver nomes de mulheres no contexto de luta, seja no Brasil ou em outros países do mundo.

Uma mulher participar de uma luta armada é algo pouco comum, no século XVIII e XIX era praticamente inaceitável, porém, a opinião pública não influenciou Anita Garibaldi de participar de combates em três países diferentes.

Você conhece Anita Garibaldi? Confira sua história a seguir!

Tópicos da biografia:

Quem foi Anita Garibaldi?

Ana Maria Ribeiro da Silva conhecida por Anita Garibaldi foi uma revolucionária brasileira que nasceu na cidade de Laguna em Santa Catarina no ano de 1821, era filha de pescadores, tinha 9 irmãs e sua infância foi simples sem privilégios.

Na época, casar-se jovem era algo muito comum e aos 14 anos de idade Anita se casou com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar.

Porém, Manuel se alistou para o Exército do Império Brasileiro e Anita foi morar novamente com a mãe aos 18 anos.

Fora no ano de 1839 que a vida de Anita começou a mudar, ela conhece Giuseppe Garibaldi e eles se apaixonam perdidamente.

Ela abandonou o marido e partiu com Giuseppe, a lua de mel do casal foi conturbada e aconteceu em um navio.

Durante a mesma, o casal atacava navios brasileiros, visto que Giuseppe era um rebelde dos farroupilhas, movimento que havia fundado uma república independente no Rio Grande do Sul.

Desde então, Anita participou de diversas lutas junto com seu marido e com ele se casou em Montevidéu (Uruguai).

Lutas

Anita participou ativamente de diversas lutas ao lado de seu marido. Lutou em diversos combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e na Itália.

Na Itália, presenciou a Proclamação da República Romana no ano de 1849 e é considerada uma heroína no país, local onde existe um monumento em sua homenagem.

Vida amorosa

Anita Garibaldi teve uma vida amorosa conturbada para a época. No ano de 1835 (aos 14 anos) ela se casou com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, eles não tiveram filhos e depois que ele se alistou no Exército Brasileiro o casal se distanciou cada vez mais.

Aos 18 anos em meio a Revolução Farroupilha ela abandona seu marido e vai embora de sua região com um exilado italiano (Giuseppe Garibaldi) que era unido ao movimento dos Farroupilhas.

Com Garibaldi, Anita se casou no Uruguai em 1842 e teve quatro filhos (um deles morreu com apenas dois anos de idade).

Ligação de Anita com Giuseppe Garibaldi

Foto: Reprodução/Divulgação

Anita Garibaldi foi casada com Giuseppe Garibaldi por 10 anos, o relacionamento só fora interrompido por conta da morte da revolucionária.

Giuseppe era um general italiano que veio ao Brasil para fugir de seu país, com o fracasso do golpe na Itália ele foi condenado à morte.

Depois de se exilar na França, ele veio ao Brasil onde já haviam outros exilados italianos.

No em que chegou ao Brasil o estado do Rio Grande do Sul passava por um Movimento Republicano (que foi chefiado por Bento Gonçalves da Silva).

Ao saber do movimento e de suas intenções, Giuseppe apoiou e participou da causa ativamente.

Anita também apoiava o Movimento Republicano e se apaixonou por Giuseppe, juntos eles lutaram em diversos combates.

Sendo essa a ligação entre Anita com Giuseppe Garibaldi. 

Como Anita Garibaldi morreu?

Anita Garibaldi morreu jovem, aos 27 anos, logo após um dos combates romanos.

Na ocasião ela estava grávida de cinco meses, vestida de soldado e foi acometida por febre tifoide em Orvieto.

Anita faleceu em Mandriole na Itália no dia 04 de agosto do ano de 1849.

Na cidade de Gianicolo (Roma) foi construído um monumento em sua homenagem, local onde também foram enterrados seus restos mortais. 

Curiosidades

Contudo, dentre as principais curiosidades sobre Anita Garibaldi tem-se:

  • A casa onde morou na cidade de Laguna (Santa Catarina) se tornou um museu aberto, o qual a história da revolucionária;
  • Existe uma cidade brasileira que levou o nome de Anita Garibaldi, localizado no estado de Santa Catarina (lá foi um dos locais em que Anita esteve, pois era um ponto de descanso das tropas);
  • Anita Garibaldi já foi tema da escola de samba Viradouro no carnaval do ano de 1999, o enredo tinha como nome “Anita Garibaldi – a Heroína das Sete Magias”;
  • Existem diversos filmes italianos (e um brasileiro) que contam a história de Anita e Giuseppe;
  • Há no Brasil uma infinidade de ruas, praças e escolas que levam o nome de Anita Garibaldi, a maioria localizada na região sul;
  • Em 2017 foi lançado no Brasil o livro “Extraordinárias- Mulheres que revolucionaram o Brasil”, a história de Anita é contada nele e desde então diversas pessoas tem procurado saber mais sobre ela.

Resumo da Biografia de Anita Garibaldi

Nome: Ana Maria de Jesus Ribeiro
Ocupação: Revolucionária
Nacionalidade: Brasileira
Data de nascimento: 30/08/1821
Data da morte: 08/04/1849
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile